A Direcção dos Serviços Estudantis e Registo Académico integra os Departamento dos Serviços de Apoio Estudantíl, Departamento de Registo Académico e
Departamento de Serviços Documentais, de Informática e Línguas.
Os departamentos podem estruturar-se em Repartições Centrais conforme as necessidades de serviço e por decisão do Conselho de Representantes, nos termos dos estatutos do ISPG.
Departamento dos Serviços de Apoio Estudantil
Compete ao Departamento dos Serviços Estudantil:
- Apoiar a capacitação e fortalecimento do corpo de estudantes e gestão de meios de apoio ao processo de ensino e aprendizagem de interesse estudantil;
- Monitorar e supervisionar os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes nas diferentes áreas pedagógicas;
- Apoiar e estimular, a realização e publicação de trabalhos de estudos e investigação e outros feitos pelos estudantes, incluindo a angariação de um fundo próprio para esse fim;
- Promover intercâmbio estudantíl a nível nacional e internacional.
Departamento de Registo Académico
Compete ao Departamento de Registo Académico:
- Implementar o serviço de matrícula, registo e arquivo relativo à situação e desempenho académico e disciplinar dos estudantes;
- Apoiar na preparação e realização de exames de admissão ao ISPG;
- Passar as declarações, certidões e outros documentos afins, ligados à vida académica dos estudantes;
- Colectar e encaminhar aos serviços competentes as taxas e multas em vigor no ISPG;
- Assistir na elaboração das actas de exames de admissão;
- Interagir com as Divisões por forma a que os dados sobre a situação académica dos estudantes sejam partilhados em tempo útil;
- Criar e manter um banco de dados de natureza qualitativa e quantitativa sobre os estudantes, incluindo o registo estatístico geral do ISPG.
O Departamento de Registo Académico estrutura-se em repartições Registo e a repartição de Estatística.
Departamento de Serviços Documentais, de Informática e Línguas
Compete ao Departamento de Serviços Documentais, de Informática e Línguas, nomeadamente:
- Implementar as políticas e sistemas de gestão dos serviços sob sua alçada;
- Receber, conferir, numerar, classificar e aprovisionar os meios materiais e técnicos afectos ao sector;
- Coordenar as actividades desenvolvidas nos diferentes serviços sob sua alçada;
- Inventariar os meios materiais e técnicos afectos ao sector;
- Planificar as necessidades materiais tendo em conta o desenvolvimento institucional;
- Prestar apoio técnico nas áreas sob sua tutela às diferentes unidades orgânicas do ISPG;
- Implementar a política da instituição no que concerne à formação nas áreas de informática, línguas e gestão documental;
- Criar e desenvolver um sistema de banco de dados específico para cada serviço;
- Articular com outras unidades do ISPG, relativamente a política de aquisição, utilização e aprovisionamento dos bens.
O Departamento de Serviços Documentais, de Informática e Línguas, estrutura-se em Repartição dos Serviços Documentais, Repartição de Informática e Repartição de Línguas.