Imprensa

ISPG E ISCISA ASSINAM PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO

Uma equipa do Instituto Superior de Ciências de Saúde (ISCISA), chefiada pelo respectivo Director-Geral, Alexandre Manguele, deslocou-se na passada terça-feira, 10 de Maio, ao Instituto Superior Politécnico de Gaza (ISPG) para a assinatura de um protocolo de cooperação nas áreas de formação académica, investigação, extensão e cultura.

Prof. Doutor Jorge Ferrão profere Aula Inaugural no ISPG

O Reitor da Universidade Pedagógica de Maputo, Prof. Doutor Jorge Ferrão, proferiu, no dia 25 de Abril de 2022, uma “aula de sapiência”, no Instituto Superior Politécnico de Gaza (ISPG), por ocasião da abertura do Ano Académico-2022, havida no Campus Politécnico, no Anfiteatro 270.

ISPG faz abertura do Ano Académico -2022

O Instituto Superior Politécnico de Gaza (ISPG) realizou, no dia 25 de Abril de 2022, a cerimónia de abertura do Ano Académico-2022, que teve lugar no Anfiteatro 270, Campus Politécnico.

A efeméride contou com a participação de docentes, estudantes e do corpo administrativo e de direcção do ISPG, assim como de políticos e membros do Governo, com destaque para o Administrador do Distrito de Chókwè, Eceu da Novidade Angélica Muianga, Chefe do Posto Administrativo de Lionde, José Marcos Munguambe, e o Primeiro Secretário do Partido no poder a nível do Distrito de Chókwè, Estévão Aurélio Machava. Foi igualmente convidado para a cerimónia o Magnífico Reitor da Universidade Pedagógica de Maputo, Prof. Doutor Jorge Ferrão, à quem coube a missão de proferir a Aula Inaugural, com o tema: “Repensando a Ecologia dos Saberes e dos Viveres”, que constituiu o ponto mais alto e mais esperado da cerimónia.

No início da sua intervenção, o Director Geral do ISPG, Prof. Doutor Mário Tauzene Afonso Matangue, fez menção aos quatro alicerces do ISPG, nomeadamente, ensino, extensão, investigação e incubação de empresas. De seguida, o Director Geral apresentou os números da comunidade académica da instituição, que, ao todo, compreende 82 docentes (dos quais 11 doutorados, 47 mestrados e 24 licenciados) e 2077 estudantes. O Prof. Doutor Mário Matangue apresentou igualmente os cursos de licenciatura e de mestrado ministrados no ISPG, nomeadamente, Engenharia Agrícola, Engenharia Hidráulica, Engenharia Florestal, Engenharia Zootécnica, Engenharia de Aquacultura, Engenharia de Processamento de Alimentos, Administração Pública, Gestão de Recursos Humanos, Contabilidade e Auditoria, e Economia Agrícola, para o nível de licenciatura; e os cursos de Agroecologia e de Mudanças Climáticas e Gestão de Recursos Naturais, para o mestrado.

Ainda no seu discurso, o expoente máximo do ISPG destacou algumas das várias actividades realizadas pela instituição, tais como a organização de simpósios, administração de cursos de curta duração, publicação de artigos científicos, desenvolvimento de projectos junto da comunidade e a produção de alimentos. O Director Geral também fez referência a uma área de 39 hectares de que o ISPG dispõe, onde são produzidas culturas, tais como milho, feijão e hortículas. Ele falou ainda da produção animal, especificamente da criação do gado bovino, caprino, ovino, suíno, cunino, patos, galinhas e poedeiras. E, no fim da sua oração, apelou aos estudantes para se engajarem mais nas actividades académicas do ISPG e agradeceu o apoio dos parceiros e de toda a comunidade politécnica pelo seu contributo na condução dos destinos desta instituição do ensino superior.

Por seu turno, o Administrador do Distrito de Chókwè enalteceu o papel do ISPG na formação de quadros com know how e o seu contributo no desenvolvimento do Distrito de Chókwè e do país no geral. Por fim, declarou oficialmente aberto o Ano Académico-2022.       

O evento foi também caracterizado por um momento cultural, no qual foi declamada uma poesia e apresentada uma obra musical por um Grupo Coral do ISPG. 

Financiamento a Projectos de Inovação do ISPG

Financiamento a Projectos de Inovação do ISPG, Edição 2022

Este projecto tem como objectivo promover acções de inovação e desenvolvimento de tecnologias, realizadas á luz das áreas de concentração emanadas pela Política de Inovação e Extensão do ISPG. As acções de inovação devem ser realizadas no sentido de desenvolver produtos patenteáveis e com potencial aplicabilidade para o desenvolvimento comunitário. Ver o edital aqui

ISPG Gradua 297 Licenciados e 4 Mestres

ISPG Gradua 297 Licenciados e 4 Mestres

O Instituto Superior Politécnico de Gaza (ISPG), realizou no dia 04/12/2021 a sua VIII cerimónia de graduação conferindo o grau de licenciatura a 301 técnicos, discriminados pelos seguintes cursos: Engenharia Agrícola, Engenharia Zootécnica, Engenharia Florestal, Engenharia Hidráulica Agrícola e Água Rural, Engenharia de Aquacultura, Engenharia de Processamento de Alimentos, Contabilidade e Auditoria, Economia Agrária, Gestão de Recursos Humanos, Administração Pública e 4 Mestrados em Agroecologia. Importa salientar que o evento foi conduzido pela sua Excelência Secretário de Estado na Província de Gaza.

SIMPÓSIO ANUAL DA ECONOMIA E GESTÃO DA LUSOFONIA

REALIZA-SE DE 01 A 03 DE DEZEMBRO

SIMPÓSIO ANUAL DA ECONOMIA E GESTÃO DA LUSOFONIA
Lema: Por Uma Economia Orientada À Sustentabilidade, Desenvolvimento E Ambiente Aberto Entre Os Povos

Candidatura: Tem direito a candidatar-se a este evento, todo o indivíduo que possua um título de mestreou ser mestrado nas áreas de Economia, Gestão, Finanças e Contabilidade.

Tipos de trabalhos aceites: Teses de Doutoramento; Dissertações de Mestrados; Artigos Científicos ou Resumos.

Grupo Alvo: Docentes, Investigadores, Gestores ou funcionários de instituições públicas ou privadas e a Sociedade Civil.

Datas de Submissão e realização do Simpósio

Actividades

Data

Submissão de Trabalhos

25/10/2021 a 17/11/2021

Divulgação dos trabalhos aceites

Até 24/11/2021

Realização do evento

01/12/2021 a 03/11/2021

Publicação dos anais

2022

Todos os trabalhos devem ser enviados para o endereço da Comissão Organizadora email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Contactos: Rogério Romão +258 84 5454 4330 / Gil Sevene +258 82 946 3607 / Ana Lúcia +258 86 865 5650

Cartaz do evento disponível aqui

II Olimpíadas Rurais De Ciências Naturais E Matemática

II Olimpíadas Rurais De Ciências Naturais E Matemática

A Comissão de Exames de Admissão do Instituto Superior Politécnico de Gaza realizou no dia 3 de Novembro do ano curso as IIas Olimpíadas Rurais de Ciências Naturais e Matemática (ORCN). O evento envolvendo as disciplinas de Matemática, Física e Química contou com a participação de 72 alunos que frequentam o Segundo Ciclo do Ensino Geral (11a e 12a Classes) de 11 distritos da província de Gaza, nomeadamente, Chicualacuala, Mapai, Mabalane, Massingir, Chibuto, Guijá, Bilene, Chongoene, Limpopo, Xai-Xai e Chókwè.   

II OLIMPÍADAS RURAIS DE CIÊNCIAS NATURAIS

Pretende-se despertar nos alunos do ensino secundário, principalmente em raparigas, o gosto pelas ciências naturais, buscando igualmente divulgar as potencialidades em termos de ensino e aprendizagem que o ISPG detém, através da realização de palestras sobre os cursos ministrados no ISPG e visita às diferentes unidades de produção técnico científico. Pretende-se realizar igualmente actividades teatrais e palestras sobre temas inerentes ao combate e prevenção ao HIV/SIDA, como mecanismo de consciencializar e educar a camada jovem sobre os perigos dessa doença.
As Olimpíadas Rurais de Ciências Naturais (ORCN ) constituem uma actividade preponderante para a descoberta de talentos nas diferentes áreas de ciências naturais, inserida na formação básica dos valores educacionais dos jovens, para além do empoderamento dos mesmos no ramo da Ciência, Tecnologia e Inovação.
A competição destina-se aos alunos das Escolas públicas do Ensino Secundário Geral (11ª e 12ª classes) e o Ensino Técnico Profissional.
 
PERÍODO E LOCAL DE IMPLEMENTAÇÃO
4 a 8 de Outubro: Divulgação do edital das ORCN nas escolas pela Comissão organizadora
11 a 15 de Outubro: Inscrições dos alunos nas escolas
18 a 22 de Outubro: Preparação dos alunos e Elaboração das provas da 1ª Fase
27 de Outubro: Realização das olimpíadas da 1ª Fase
29 de Outubro: Divulgação dos resultados da 1ª Fase
25 a 29 de Outubro: Elaboração das provas da 2ª Fase
03 de Novembro: Realização das Olimpíadas 2ª Fase pelos Alunos
03 de Novembro: Divulgação dos resultados da 2ª Fase e premiação
 
Para mais informações consulte aqui

II Anais da Ciência e Tecnologia do ISPG

2os Anais da Ciência e Tecnologia do ISPG. Centro de Investigação dos Recursos Técnicos e Tecnológicos, Chókwè, Gaza, v2, 2017

FICHA TÉCNICA
Publicação: 2ºs ANAIS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ISPGCompilação de resumos de eventos científicos de 2017