Imprensa

Deliberações do Conselho Administrativo e de Gestão

O Conselho Administrativo e de Gestão (CAG), é o órgão de decisão sobre os assuntos específicos de administração e gestão académica, económica, patrimonial e financeira do ISPG.

Á luz das suas competências, o CAG tomou as seguintes deliberações e recomendações:

  1. Data 26/05/2021: V Sessão Ordinária do Conselho Administrativo e Gestão baixar

Actualização diária sobre COVID-19 no país

Números mais recentes: 21 de Janeiro de 2021: 

  • 3.918.235 Rastreados
  • 316.171 Testados
  • 285.946 Negativos
  • 30.225 Positivos COVID-19
  • 19.510 Recuperados
  • 283 Óbitos
  • 13.098  Em quarentena

Para mais informações digite: *660#

Plataformas de Apoio Gratuítas

COVID-19 FICA ATENTO DO INS

Pensa: *660#

Alô Vida: 84146 / 82149 / 821490

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

Ligações úteis

OMS - Organização Mundial da Saude / OMS Latest Updates

MISAU - Ministério da Saúde

INS- Instituto Nacional da Saúde

CDC AFRICA - Africa Centres for Disease Control and Prevention

 

 

 

Informações úteis sobre COVID-19

A doença do coronavírus (COVID-19) é uma doença infeciosa causada por um coronavírus descoberto recentemente.
A maioria das pessoas que contraem a COVID-19 tem sintomas ligeiros a moderados e recupera sem necessitar de tratamento especial.

Como se propaga?
O vírus que causa a COVID-19 transmite-se principalmente através das gotículas que são geradas quando uma pessoa infetada tosse, espirra ou expira. Estas gotículas são demasiado pesadas para ficarem suspensas no ar e depositam-se rapidamente em pavimentos ou superfícies.
Qualquer pessoa pode ser infetada ao inspirar o vírus se estiver a uma grande proximidade de alguém com COVID-19 ou tocar numa superfície contaminada e, em seguida, nos olhos, no nariz ou na boca.

Prevenção

Informe-se sobre os factos e tome as precauções adequadas para se proteger a si e às pessoas à sua volta. Siga os conselhos partilhados pela sua agência de saúde pública local.

Para evitar a propagação da COVID-19:

  • Lave frequentemente as mãos. Utilize água e sabão, ou uma solução à base de álcool.
  • Mantenha uma distância segura de qualquer pessoa que estiver a espirrar ou tossir.
  • Não toque nos olhos, no nariz ou na boca.
  • Cubra o nariz e a boca com o cotovelo fletido ou um lenço quando tossir ou espirrar.
  • Se se sentir doente, fique em casa.
  • Se tiver febre, tosse e dificuldade respiratória, procure assistência médica. Ligue antes de sair.
  • Siga as indicações da sua autoridade de saúde local.
  • Ao evitar visitas desnecessárias a instalações médicas, permite que os sistemas de saúde funcionem com maior eficácia, protegendo-se a si e às outras pessoas.

 

Ligações úteis

Comunicação à Nação de Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi

OMS - Organização Mundial da Saude / OMS Latest Updates

MISAU - Ministério da Saúde

INS- Instituto Nacional da Saúde

CDC AFRICA - Africa Centres for Disease Control and Prevention

 

 

 

7ª Cerimónia de Graduação

Senhora Governadora da Província de Gaza, Excelência;

Excelentíssimo Presidente da Assembleia Provincial de Gaza;

Excelentíssimo Director Geral do ISPG;

Excelentíssimos Membros do Conselho de Representantes do ISPG;

Excelentíssimos Membros do Governo da Província de Gaza;

Excelentíssimos Directores Gerais Adjuntos do ISPG;

Excelentíssimos Directores e Delegados das Instituições do Ensino Superior Presentes;

Excelentíssimo Administrador do Distrito de Chókwe;

Meritíssimo Juiz de Direito do Tribunal Judicial do Distrito de Chókwe;

Digníssimo Procurador Distrital de Chókwe;

Senhor Presidente do Conselho Técnico e de Qualidade do ISPG;

Prezados Membros do Conselho Administrativo e de Gestão do ISPG;

Estimado Presidente da Associação dos Estudantes do ISPG;

Caros docentes, Corpo Técnico e Administrativo do ISPG;

Estimados graduados;

Distintos convidados;

Minhas Senhoras e Meus Senhores;

Todo o protocolo observado.

Permitam-me, em primeiro lugar, que enderece as saudações de boas vindas a Sua Ex.ª Drª Stella da Graça Pinto Novo Zeca, Governadora da Província de Gaza, à 7a Cerimónia de Graduação do Instituto Superior Politécnico de Gaza.

Excelência,

Seja bem-vinda ao ISPG.                                 

Em nome do ISPG, quero agradecer ao Governo da Província de Gaza que tem atendido e apoiado na satisfação de diferentes necessidades desta jovem instituição que ainda tem muito que fazer para crescer e desenvolver. O nosso reconhecimento é ainda de maior apreço, porque, mesmo em momentos difíceis, como o que o País actualmente vive, ainda temos merecido inestimável atenção.

Também quero saudar o Governo do Distrito de Chókwe, os agentes económicos e todos os que, directa ou indirectamente, colaboram com o ISPG no cumprimento da sua missão em diferentes vertentes.

Distintos convidados, queiram aceitar as nossas mais calorosas saudações e votos de boas vindas a esta cerimónia de graduação no dia em que a instituição disponibiliza à sociedade 188 licenciados em diversas áreas de formação e 2 mestres em Agroecologia.

Gostaria de endereçar de forma particular e especial, em nome do ISPG, as mais vivas congratulações aos graduados, pela conclusão com sucesso de um grau académico que para muitos deles constitui o início de uma nova etapa  da vida profissional.

 

Excelência,

Distintos convidados,

Minhas Senhoras e meus Senhores,

O ISPG tem mostrado progressos assinaláveis nos 13 anos da sua existência. Actualmente ministra 11 cursos sendo 10 Licenciaturas e 1 Mestrado.

Nesta 7a cerimónia de graduação, apraz-nos partilhar que o ISPG coloca a disposição da sociedade e do mercado de trabalho 188 licenciados, dos quais 74 mulheres, correspondente a 39% e 114 homens, que corresponde a 61% e 2 Mestres, assim discriminados:

  • 2 Mestres em Agroecologia;
  • 27 Licenciados em Engenharia de Aquacultura;
  • 27 em Engenharia Agrícola;
  • 26 em Engenharia Zootécnica;
  • 28 em Engenharia Hidráulica Agrícola e Água Rural;
  • 17 em Engenharia Florestal;
  • 5 em Engenharia de Processamento de Alimentos;
  • 30 em Contabilidade e Auditoria e
  • 28 em Economia Agrária.

 

Excelência,

Distintos convidados,

Minhas Senhoras e meus Senhores,

A 7a Cerimónia de Graduação do ISPG destaca-se pelo facto de graduar pela primeira vez na sua história Mestres, que por sinal são os primeiros em Agroecologia em Moçambique. Com a colocação no mercado dos primeiros mestrados profissionais nesta área, espera-se contribuir na melhoria da produção de culturas através da implementação de boas práticas visando responder à preocupação de produzir alimentos para satisfazer as necessidades presentes olhando para o futuro.

A cerimónia também destaca-se por graduar os primeiros Licenciados em Engenharia de Processamento de Alimentos, um curso que busca responder as necessidades impostas pelo advento da agricultura e da expansão de indústrias agroalimentares em vários pontos do país, incluindo a província de Gaza.

Excelência,

Distintos convidados,

Minhas Senhoras e meus Senhores,

Continuaremos a buscar mecanismos para nos colocarmos nos patamares de outras instituições a nível nacional e internacional.

Como instituição, queremos continuar a trilhar o caminho da busca de competências técnicas para, através de nossos estudantes, sermos capazes de participar no desenvolvimento do País, com vista a responder à nossa missão de forma inovadora e consistente.

Senhora Governadora da Província de Gaza,

 Excelência;

O Instituto Superior Politécnico de Gaza ainda se depara com vários desafios, a destacar: a infraestruturação do seu Campus e seu respectivo apetrechamento; limitado número de Docentes e Investigadores; a contínua formação do pessoal (Docente e CTA); a assistência social condigna aos docentes. Contudo, queremos expressar o nosso reconhecimento pelo esforço que é empreendido ao nível do Governo, para responder a estes desafios. Por esta razão, aproveitamos a ocasião para expressar nosso profundo agradecimento pela iluminação da via de acesso ao ISPG e esforços em processo para sua pavimentação.

Senhora Governadora da Província de Gaza,

 Excelência;

A cerimónia de graduação é também um momento solene de exaltação das nossas realizações. Por isso, é uma oportunidade para partilharmos alguns dos nossos feitos como por exemplo:

O ISPG, através do curso de Engenharia Hidráulica Agrícola e Água Rural desenvolveu e testou, com sucesso, um pacote tecnológico de irrigação que visa usar a água subterrânea dos aquíferos aluvionares com recurso a energias renováveis (painéis solares) no distrito de Chókwe em Macarretane e o curso está a coordenar um projecto internacional intitulado CES-RURAL o qual visa desenvolver mecanismos de empoderamento da Mulher e outros grupos vulneráveis ao longo da bacia hidrográfica de Limpopo em Moçambique e no Zimbabwe.

Ainda no curso de Engenharia Hidráulica Agrícola e Água Rural, o ISPG e alguns parceiros nacionais e estrangeiros está a implementar um projecto de promoção de irrigação de pequena escala junto das comunidades, tanto na Província de Gaza como na de Manica, denominado FASIMO (User driven approaches to make Govermment and  Farmer-led Smallholder Irrigation Schemes in Mozambique morte productive, self-sustaining and equitable).

Através do curso de Engenharia Florestal, o ISPG capacitou as comunidades dos Distritos de Guijá, Mabalane, Chigubo e Chicualacuala; em matérias de mapeamento participativo, inventário florestal participativo e identificação de espécies florestais.

E através do curso de Engenharia Zootécnica, o ISPG em coordenação com o PROSUL capacitou as comunidades dos distritos de Magude e Mapai em matérias de melhoramento de maneio de gado bovino e produção de feno para alimentação de gado no tempo de escassez de pasto.

Ainda na componente de extensão, destaca-se a instalação de um dessalinizador no Povoado de Tingonhamene, Posto Administrativo de Lionde, o qual beneficia a mais de 1300 famílias, como resultado de um projecto financiado pelo FNI.

No campo da promoção da investigação científica, através do Centro de Recursos Técnicos e Tecnológicos, internamente realizou a IV Semana Académica e as VIII Jornadas Científica, visando proporcionar interação técnico-científica, as quais contaram com a participação de várias instituições entre as quais o Instituto do semiárido Brasileiro.

No concernente ao financiamento da investigação destaca-se a implementação de 35 projectos de Iniciação Científica, os quais beneficiaram igual número de estudantes e, o financiamento de três projectos de Docentes do ISPG, no âmbito do Fundo interno de Investigação do ISPG.

Para impulsionar o empreendedorismo nos jovens, o ISPG continua a financiar seus estudantes para incubação de empresas através do Centro de Incubação de Empresas.

O ISPG aposta também nas práticas culturais e desportivas. Nesta área destaca-se a oficialização do seu Clube Desportivo que no presente ano está a participar no Campeonato Nacional de Futebol 11 da Divisão de Honra, Zona Sul.

No âmbito da responsabilidade social, o ISPG tem promovido visitas aos orfanatos, Hospital Carmelo e pacientes no Hospital Rural de Chókwe.

Caros graduados,

A vossa conquista vai impulsionar outras procuras e abrir novos horizontes, e esta nova fase requer de cada um de vós determinação, persistência, paciência, sabedoria, humildade e, acima de tudo, patriotismo.

Devem optar pelo saber fazer que é o propósito da vossa formação. Busquem, não só soluções para os problemas que afligem a sociedade moçambicana, como também e evitem criar problemas para as soluções que se apresentam.

Para os graduados que já estão inseridos no mercado de trabalho, encorajamos que multipliquem esforços para responder aos desafios inerentes às vossas áreas de actuação. Esperamos que honrem o vosso diploma conquistado com muita dedicação e sacrifício.

Excelência,

Estimados convidados,

Minhas Senhoras e Meus Senhores,

A materialização desta cerimónia é fruto da contribuição de diversas entidades aos quais somos gratos pelo apoio incondicional, nomeadamente:

  • Governo Central da República de Moçambique, através do MCTESTP;
  • Governo da Província de Gaza;
  • Diferentes instituições públicas e privadas de Chókwe.

Mas, de forma mais específica, o nosso muito obrigado às empresas que se disponibilizaram a receber os nossos estudantes, que hoje graduam, para a realização de visitas de estudo, aulas práticas e estágios profissionais.

Desde já agradecemos também aos patrocinadores pelo seu apoio para a materialização desta 7a Cerimónia de Graduação.

A todos os parceiros do ISPG vai o nosso muito obrigado e que continuem connosco no processo de ensino e aprendizagem.

Uma vez mais aos pais e encarregados de educação vai o nosso agradecimento por terem confiado ao ISPG a missão de contribuir na formação dos vossos filhos e educandos.

Agradecemos, igualmente, aos órgãos de informação pela atenção que têm dado a nossa instituição na cobertura de eventos.

Gostaria aqui de endereçar o nosso agradecimento e reconhecimento ao Corpo Docente e Técnico e Administrativo do ISPG, que tem sabido cumprir a nobre tarefa de servir aos estudantes com responsabilidade.

Para terminar, quero felicitar a todos os graduados e desejar sucessos na nova fase das suas vidas, continuação de um bom convívio junto das vossas famílias e que o diploma que hoje recebem seja testemunho do vosso compromisso com as causas nobres da humanidade e da nação moçambicana.

Muito obrigado pela atenção dispensada.

 

“ISPG marcando a diferença”

Lionde, 13 de Setembro de 2019