Imprensa

Visita de campo do ensaio do milho Geneticamente Modificado

Visita de campo do ensaio do milho Geneticamente Modificado

O Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) organizou uma visita de campo com o propósito de mostrar o ensaio do milho geneticamente modificado e apresentar os resultados da pesquisa do milho.

O ensaio do milho foi conduzido em continuidade de experimentos realizados nos anos 2017 e 2018, na Estação Agrária de Chókwè em regime de confinamento, conforme preconiza o Regulamento de Bio-Segurança Relativo à Gestão de Organismos Geneticamente Modificados, constante do Decreto n.o 7/2014 de 28 de Novembro, para comprovar a eficácia dos eventos transgénicos MON810 (Bt) para resistência das brocas-de-colmo e MON8760 (Dt) para tolerância à insuficiência hídrica.

O ensaio conduzido no Campo Experimental do ISPG vem para dar resposta as necessidades dos produtores desta cultura, que por sinal é uma das mais importantes em Moçambique. Porém, a sua produção nos últimos anos está sendo afectada negativamente pelos efeitos das mudanças climáticas, principalmente o estresse hídrico e as pragas de brocas do colmo e lagarta-do-funil. Através da biotecnologia moderna foram desenvolividos genótipos transgénicos de milho tolerante ao estrese hídrico e auto-protegido contra as pragas.  O evento decorreu nos dias 28 e 29 de Agosto do ano em curso, e no primeiro dia contou com apresentação dos resultados dos ensaios multilocais com o Milho Geneticamente Modificado e no segundo dia visita de campo onde fez-se a colheita do milho. O ISPG esteve representado pelo Director do Centro de Investigação de Recursos Técnicos e Tecnológicos, o Prof. Dr. Custodio Tacarindua.