IDEPA e ISPG Organizam Simpósio Sobre Aquacultura e Assinam um Memorando

O Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas, através do Instituto de Desenvolvimento da Pesca e Aquacultura (IDEPA), em parceria com o Instituto Superior Politécnico de Gaza (ISPG) realizaram um simpósio sobre aquacultura no dia 23 de Agosto do ano em curso, subordinado ao seguinte tema: ʺExtensão e incubação de empresas ao serviço de uma aquacultura sustentável: Histórias de sucesso, desafios e oportunidades", que contou com a presença de sua Excelência Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Lídia de Fátima da Graça Cardoso.

O Director Geral do ISPG, o Prof. Doutor Mário Tauzene Afonso Matangue, na sua intervenção afirmou que o evento significava um momento ímpar e honroso para a instituição, para além de que, a mesma é das poucas que leciona um curso de aquacultura, tanto é que, os efeitos dos sete anos de formação permitiram a atracão de uma grande figura, como é o caso da sua Excelência Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas. De igual modo, disse que aguardava com muita ansiedade, melhorias quanto a extensão e incubação, que constituem um dos pilares do ISPG.

Por sua vez, a sua Excelência Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, durante a intervenção, disse que a província de Gaza reúne condições para a prática de aquacultura e um potencial produtivo que pode fazer com que a província seja sustentável na área. Igualmente, saudou às autoridades do distrito de Chókwè e parceiros por terem aceite acolher o simpósio de aquacultura, uma iniciativa que nos enobrece e estimula a produção de peixe em cativeiro, como uma aposta forte e irreversível para o presente e o futuro. Ademais, de acordo com a Ministra, o evento representa uma oportunidade para que vários intervenientes possam promover debates, troca de ideias, reflexões e aferir-se em que medida a aquacultura pode contribuir para a segurança alimentar e nutricional, bem como, para o aumento de exportações no nosso país. Outrossim, a procura de pescado tem aumentado significativamente nas últimas décadas.

De realçar que na mesma ocasião teve lugar a assinatura de um memorando de entendimento entre o IDEPA e o ISPG, representados no acto, pela Directora Geral do IDEPA, Paula Santana Afonso e o Director Geral do ISPG, o Prof. Doutor Mário Tauzene Afonso Matangue respectivamente. O acordo preconiza a cooperação no desenvolvimento de actividades de pesquisa, investigação e extensão, bem como na divulgação de resultados, formação de estudantes e profissionais qualificados capazes de responder as necessidades do desenvolvimento na produção, testar e promover o uso de tecnologias sustentáveis nas respectivas áreas.

Após a assinatura do memorando, a Directora Geral do IDEPA disse que o facto de o ISPG ministrar um curso de aquacultura representava mais um motivo bastante, para que as duas instituições se unam nos seus esforços, sendo, uma na academia e outra no desenvolvimento, o que em última análise pesou para a materialização do memorando de entendimento.

Na mesma circunstância, a Directora Geral do IDEPA apresentou quinze (15) extensionistas recentemente contratados pelo PRODAPE (Projecto de Desenvolvimento de Aquacultura de Pequena Escala), cuja sua área de actuação é a zona-norte do país, com a particularidade de todos terem sido formados no ISPG.