ISPG REALIZA  I JORNADAS DE EMPREENDEDORISMO

ISPG REALIZA I JORNADAS DE EMPREENDEDORISMO

Decorreram de 19 a 21 de Outubro de 2022 as I Jornadas de Empreendedorismo  do Instituto Superior Politécnico de Gaza (ISPG) sob o lema “Contributo do empreendedorismo no desenvolvimento sócioeconomico das comunidadesʺ. O evento foi organizado pelo Centro de Incubacao de Empresas (CIE).

O evento contou com a participação de docentes, estudantes, corpo técnico Administrativo e vários convidados, dentre eles o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) , Delegação de Chókwè e o Balcão de Atendimento Único (BAU)  Xai – Xai. Foram abordados temas ligados ao empreendedorismo, gestão, liderança, sustentabilidade, cooperativismo, inovação e  assuntos relacionados com o cenário económico para micro e pequenas empresas. Divulgaram-se solicitações de propostas de mecanismos da inovação e expansão (IOF).

A aula de abertura foi proferida pelo Dr. Constantino Pedro Marrengula, que se debruçou sobre o Desenvolvimento, Economia e os Desafios para os Empreendedores em tempos de Globalização.

Foram apresentados 14 projectos empreendedores elaborados por estudantes de diversos cursos leccionados na instituição. Os projectos abrangem diversas áreas, como agricultura,  produção animal, Processamento, Aquacultura, tecnologia entre outras.

Também houve espaço para a divulgação das potencialidades empreendedoras dos estudantes em diversas áreas, através de uma feira de promoção e comercialização de diversos productos por parte dos mesmos. Foram cerca de 50 empreendedores que fizeram a exposição e comercialização na feira, trocaram experiências e criaram parcerias.