ECOS DAS XI JORNADAS CIENTÍFICAS DO ISPG: SISTEMA DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS DE SUINOCULTURA

No decurso das XI Jornadas Científicas do Instituto Superior Politécnico de Gaza (ISPG), realizadas de 25 a 27 de Outubro de 2022, foi apresentado um protótipo de Sistema de Tratamento de Águas Residuárias de Suinocultura, cuja  função é tratar o efluente de suíno para a posterior ser aplicado em forma de insumo orgânico liquido na agricultura, pastagem e o descarte do mesmo em cursos de água para o uso doméstico.

O protótipo foi desenhado por Nicolau Inácio Jó, estudante do curso de Engenharia Hidráulica Agrícola e Água Rural no ISPG com a colaboração de estudantes do 2º ano do mesmo curso sob a orientação do Prof. Doutor Mário Tauzene Afonso Matangue e co- orientação do Eng. Algardás Damião, ambos docentes do ISPG.

A proposta é apresentada num contexto em que  tratamento de água residuária de suinocultura em Moçambique é um factor muito importante visto que o lançamento indiscriminado  em cursos de água provoca o processo de eutrofização, altera a biodiversidade aquática, promove a presença de organismos prejudiciais ao ser humano, no solo agrava problemas ambientais como a contaminação do lençol freático, acumulação de elementos tóxicos e salinização.

Este Sistema garante uma boa produção agrícola e um bom rendimento, especialmente em hortícolas e cereais assim como um bom desenvolvimento do capim para pastar gado, ovinos, caprinos e suínos.