Imprensa

ISPG faz abertura do Ano Académico -2022

O Instituto Superior Politécnico de Gaza (ISPG) realizou, no dia 25 de Abril de 2022, a cerimónia de abertura do Ano Académico-2022, que teve lugar no Anfiteatro 270, Campus Politécnico.

A efeméride contou com a participação de docentes, estudantes e do corpo administrativo e de direcção do ISPG, assim como de políticos e membros do Governo, com destaque para o Administrador do Distrito de Chókwè, Eceu da Novidade Angélica Muianga, Chefe do Posto Administrativo de Lionde, José Marcos Munguambe, e o Primeiro Secretário do Partido no poder a nível do Distrito de Chókwè, Estévão Aurélio Machava. Foi igualmente convidado para a cerimónia o Magnífico Reitor da Universidade Pedagógica de Maputo, Prof. Doutor Jorge Ferrão, à quem coube a missão de proferir a Aula Inaugural, com o tema: “Repensando a Ecologia dos Saberes e dos Viveres”, que constituiu o ponto mais alto e mais esperado da cerimónia.

No início da sua intervenção, o Director Geral do ISPG, Prof. Doutor Mário Tauzene Afonso Matangue, fez menção aos quatro alicerces do ISPG, nomeadamente, ensino, extensão, investigação e incubação de empresas. De seguida, o Director Geral apresentou os números da comunidade académica da instituição, que, ao todo, compreende 82 docentes (dos quais 11 doutorados, 47 mestrados e 24 licenciados) e 2077 estudantes. O Prof. Doutor Mário Matangue apresentou igualmente os cursos de licenciatura e de mestrado ministrados no ISPG, nomeadamente, Engenharia Agrícola, Engenharia Hidráulica, Engenharia Florestal, Engenharia Zootécnica, Engenharia de Aquacultura, Engenharia de Processamento de Alimentos, Administração Pública, Gestão de Recursos Humanos, Contabilidade e Auditoria, e Economia Agrícola, para o nível de licenciatura; e os cursos de Agroecologia e de Mudanças Climáticas e Gestão de Recursos Naturais, para o mestrado.

Ainda no seu discurso, o expoente máximo do ISPG destacou algumas das várias actividades realizadas pela instituição, tais como a organização de simpósios, administração de cursos de curta duração, publicação de artigos científicos, desenvolvimento de projectos junto da comunidade e a produção de alimentos. O Director Geral também fez referência a uma área de 39 hectares de que o ISPG dispõe, onde são produzidas culturas, tais como milho, feijão e hortículas. Ele falou ainda da produção animal, especificamente da criação do gado bovino, caprino, ovino, suíno, cunino, patos, galinhas e poedeiras. E, no fim da sua oração, apelou aos estudantes para se engajarem mais nas actividades académicas do ISPG e agradeceu o apoio dos parceiros e de toda a comunidade politécnica pelo seu contributo na condução dos destinos desta instituição do ensino superior.

Por seu turno, o Administrador do Distrito de Chókwè enalteceu o papel do ISPG na formação de quadros com know how e o seu contributo no desenvolvimento do Distrito de Chókwè e do país no geral. Por fim, declarou oficialmente aberto o Ano Académico-2022.       

O evento foi também caracterizado por um momento cultural, no qual foi declamada uma poesia e apresentada uma obra musical por um Grupo Coral do ISPG. 

Artigos relacionados