Os docentes do Instituto Superior Politécnico de Gaza (ISPG) reúnem-se em seminário académico de 20 a 23 de Fevereiro corrente no Campus Politécnico de Lionde. O seminário decorre com os olhos postos nos desafios do ensino híbrido e na reflexão sobre o politécnico, na qualidade de ensino superior diferenciado, orientado para um ensino por competências.
Chamado a intervir na abertura do evento, o Director-Geral Adjunto para a Área Académica, Prof. Doutor Carlos Agostinho Balate, realçou que seminários do género são uma prática tradicional no ISPG e o objectivo é melhorar a prática docente, fazer uma introspecção sobre o percurso institucional. Vincou que desta vez decorre tendo em conta a necessidade cada vez mais crescente do uso de plataformas virtuais de ensino.
Por seu turno, numa intervenção a meio do evento, o Director Geral do ISPG, Prof Doutor Mário Tauzene Afonso Matangue, referiu-se à necessidade de um máximo de aproveitamento do seminário considerando a experiência dos facilitadores e especialmente o facto de um dos facilitadores, a Prof. Doutora Luísa Santos, ter sido uma das figuras-chave na concepção dos politécnicos em Moçambique.
O seminário conta, para além de facilitadores internos e da Dra Luísa Santos, com mais um facilitador externo, o Professor Doutor Castelo Maluleque, abordando conteúdos relativos a ambientes virtuais de aprendizagem.