CURSO DE ECONOMIA AGRÁRIA REALIZA SIMPÓSIO

O curso de Economia Agrária realizou no dia 27 de Setembro de 2023 um simpósio intitulado FINANCIAMENTO E CONTRACT FARMING DOS PEQUENOS AGRICULTORES.

O simpósio contou com a participação de dois oradores, nomeadamente    Mestre Sérgio Ponguane, do Instituto Superior Politécnico de Gaza, que abordou o tema de Contract farming. Solução ou fonte de problemas para pequenos agricultores em Moçambique?, e o   Mestre Adriano Carlos Chihanhe da Universidade Eduardo Mondlane - ESUDER que abordou as alternativas para o financiamento dos pequenos agricultores em Moçambique. O simpósio foi moderado pelo Prof. Dr. César Benites Zidora, do Instituto Superior Politécnico de Gaza. Decorreu na forma híbrida, onde participaram oradores, estudantes e docentes do ISPG presencial e virtualmente por meio de uma transmissão no Zoom.

No primeiro tema foram apresentados e analisados vários estudos sobre o financiamento e contratos aos pequenos agricultores, entre eles os estudos que analisam a relação entre o esquema de fomento e a renda e os outros que analisam a relação entre o esquema de fomento e a segurança alimentar.

No segundo tema foi apresentado um panorama sobre a agricultura moçambicana após a independência, agricultura moçambicana na actualidade, e a seguir foram discutidos o agronegócio como estratégia de dinamização da agricultura, desafios do agronegócio em Moçambique, perspectivas e oportunidades do agronegócio em Moçambique e as alternativas para o financiamento para os pequenos agricultores.

Em forma de síntese e como desafio colocado pelos oradores, há que destacar a necessidade da academia se envolver no processo de elaboração de políticas agrícolas em Moçambique e que tais políticas devem ter em conta o contexto da agricultura moçambicana e as características dos nossos agricultores, ou seja, não deve haver apenas uma política agrícola, mas sim políticas direccionadas para grupos específicos de agricultores.

Neste momento o curso de Economia Agrária está preparando o segundo simpósio cuja temática será sobre a lei de terra como factor de fomento agrário, olhando para diferentes realidades. O simpósio terá lugar no mês de Novembro.