Encerrou o Seminário Académico, edição 2022

Encerrou esta quita feira (04/08/2022) o Seminário Académico, edição 2022. Para o Director Geral do ISPG, o Prof. Doutor Mário Tauzane Afonso Matangue, o Seminário Académico um evento de suma importância para o ISPG pois é uma prática a nível nacional e internacional e se integra na filosofia dos 4 pilares do ISPG, nomeadamente, ensino, investigação, extensão e transferência de tecnologia.

Na sua intervenção, o Director Geral desafiou ao corpo docente, com maior enfoque para os docentes recém ingressados na carreira, no sentido de se alinharem à missão e visão do Politécnico e não se desviarem dos objectivos do ISPG. Frisou ainda que os docentes devem dar o seu máximo no processo para além de que devem ter a capacidade de desamprender e reaprender bem como primarem pelas boas práticas no processo de ensino, investigação, extensão e incubação de empresas.

O Director Geral referiu se igualmente ao facto de que dentro do quadro do ISPG existirem 5 cientistas que fazem parte dos melhores investigadores de Moçambique.

No que concerte às temáticas abordadas no seminário, falou da questão da tipologia do docente, do estudante e da aula centrada no estudante que deve nortear a todos os docentes no processo de ensino e aprendizagem. Falou igualmente dos desafios de infraestrutura tecnológica para apoio ao ensino hibrido, da necessidade de contínua capitalização dos seminários e de capitalizar a Simulação empresarial.

O Director Geral apontou os principais os instrumentos normativos que deve nortear toda a actividade dos docentes, nomeadamente, o Regulamento Académico Pedagógico, a Política de Investigação e Extensão do ISPG, a Plataforma Hipergeométrica, a Estratégia do Género e o Plano Estratégico do ISPG, entre outros.

Para terminar, convidou o Corpo Docente a fazer parte das XI Jornadas Científicas que irá decorrerão em Outubro próximo bem como a necessidade de primarem pela publicação de artigos científicos.