SEMINÁRIO ACADÉMICO – PEDAGÓGICO DO ISPG

Realizar-se-á nos dias 1 a 4 de Agosto de 2022 um seminário psicopedagógico com o lema Construção da Relação Pedagógica e aula centrada no estudante e Aulas online e suas particularidades: Recursos para usar na aula online (como preparar e como usar)" no qual se espera cerca de 80 participantes, entre docentes a tempo inteiro e parcial.

A realização dos seminários académico-pedagógicos é quase uma tradição do Instituto Superior Politécnico de Gaza (ISPG) e enquadra-se nas estratégias da instituição, bem como do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, como forma de garantir a qualidade nas instituições do Ensino Superior.
A Comissão de Seminários Académico-Pedagógicos e Dia dos Professores é uma equipa interna do ISPG instituída para organizar e preprarar seminários destinados ao aperfeiçoamento e elevação do nível didáctico e pedagógico dos docentes da instituição, através de promoção de sessões de formação e debates sobre o processo de ensino, investigação e extensão.
Anualmente, com o foco na melhoria da qualidade e actuação do docente em matéria de preparação e gestão do processo de ensino-aprendizagem num ambiente politécnico, o ISPG realiza dois seminários (1 no início do 1º semestre e o outro no inicio do 2º semestre).

De referir que, a pandemia global que afecta o mundo, ressente-se em todas as esferas (social, académica e profissional) e o ISPG não é excepção. Nesta senda, a instituição foi obrigada a fazer reajuste do seu calendário académico, sem, contudo, descurar a necessidade de garantir a qualidade de ensino e adaptar-se ás novas exigências impostas pelo COVID-19 em que uma delas é o recurso ao ensino online (virtual). O uso de plataformas digitais como ambientes de ensino é diferente no ensino presencial, o treinamento de docentes e outros colaboradores mostra-se relevante para o sucesso da instituição.
Neste contexto, o presente Seminário, tem como objectivo proporcionar a capacitação aos docentes em matérias de Construção da Relação Pedagógica e aula centrada no estudante, Aulas online e suas particularidades: Recursos para usar na aula online.

Programa completo aqui