ISPG Recebe Visita da Governadora da Província de Gaza

No dia 18 de Agosto de 2022, o Instituto Superior Politécnico de Gaza teve a honra de receber a Sua Excelência Senhora Governadora da província de Gaza, Margarida Sebastião Mapandzene Lhongo. Durante a sua estadia no Campus Politécnico, a Governadora manteve encontro com o Corpo Docente e Técnico Administrativo com o objectivo de inteirar-se das actividades de ensino desenvolvidas pelo ISPG bem como a busca conjunta de soluções para os diversos desafios enfrentados pelas comunidades locais e para o desenvolvimento da província de Gaza.

Na sua intervenção, a Governadora de Gaza reconheceu os esforços dos Docentes, dos estudantes bem como da Direcção do ISPG no alcance dos melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem, no campo de produção agrícola e animal (Farma do ISPG). Recorde-se que a instituição é detentora da Marca Registada Cocotiva® e coloca no mercado local e regional produtos de origem agrícola, animal e diversos produtos processados. No presente ano a Farma produziu 14000 favos de ovos (2100 ovos por dia), 7000 frangos de corte e aproximadamente 8 toneladas de ração para poedeiras. Ainda na sua locução, a Governadora encorajou a Comunidade Politécnica para um contínuo empenho na busca de melhores soluções para os problemas que a comunidade local enfrenta e manter a prestigiada posição (6ª num total de 50 instituições de ensino superior em Moçambique) que o ISPG ocupa no campo de pesquisas científicas.

A Sua Excelência Senhora Governadora desafiou ainda o ISPG para continuar a intensificar a sua missão de transferência de tecnologias para a comunidade através de cursos de capacitação bem como de produzir e explorar as potencialidades que a província oferece. Já no fim da sua visita, a Governadora aconselhou aos estudantes graduados a primar pela criação de autoemprego como forma de se tornarem economicamente independentes, aliais, esta é uma das principais características do ensino dos Politécnicos, onde o ISPG se insere.