DGAAA

ARRANCARAM AS XI JORNADAS CIENTÍFICAS DO ISPG

Arrancaram, no 25 de Outubro de 2022, as XI Jornadas Científicas do Instituto Superior Politécnico de Gaza (ISPG) sob o lema "a ciência e a inovação na transformação das comunidades".

A aula de abertura foi proferida pela Prof. Doutora Stella Nhanala, pesquisadora do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IAAM) que debruçou-se sobre as possíveis estratégias para a produção da batata-doce em condições de seca prolongada.

Este tema enquadra-se perfeitamente no discurso inaugural do Director-Geral Adjunto para a Área Académica Prof. Doutor Carlos Balate, que fê-lo em representação do Director-Geral do ISPG, no qual chamou atenção à necessidade de a academia dar respostas para a produção alimentar no contexto das mudanças climáticas através da ciência e inovação destacando a título exemplificativo a agricultura de precisão para diagnóstico e mapa do campo e a inteligência artificial , como é o caso do uso de drones e softwares.

O Director do Centro de Investigação de Recursos Técnicos e Tecnológicos (CRTT) do ISPG, Prof. Doutor Elísio José referiu que durante as jornadas, com término previsto para 27 de Outubro, serão apresentados mais de 180 apresentações e 14 exposições de inovações e/ou tecnologias.