Delegação do Zimbabwe Efectua Visita ao ISPG

Na prossecução do acordo de cooperação rubricado entre os governos de Moçambique e Zimbabwe na área de ensino superior, a quando da visita efectuada pelo Presidente Emmerson Mnangagwa, uma delegação daquele país vizinho escalou Moçambique para estabelecer parcerias com algumas universidades e institutos politécnicos.

É dentro deste contexto que no dia 17 de Agosto do corrente ano, parte da mesma delegação visitou o Instituto Superior Politécnico de Gaza (ISPG) buscando oportunidades de cooperação nos seguintes domínios: mobilidade de docentes e estudantes nos dois sentidos; partilha de experiências nas áreas de investigação; Extensão comunitária; Inovação e industrialização.

De referir que constitui interesse imediato para as duas partes, a assinatura de um memorando de entendimento entre o ISPG e o Politécnico de Masvingo, tanto é que, brevemente, uma delegação do ISPG irá se deslocar a instituição supra para efeitos de preparativos do estreitamento das relações.

Contudo, a delegação zimbabuiana também apreciou com enorme satisfação o que viu no ISPG, sobretudo a produção do frango de corte, galinhas poedeiras, produção local de ração e sistema de produção de feijão para escala comercial. Igualmente, a mesma representação realizou visita à produção pecuária na Farma do ISPG, incluindo a incubadora de alevinos, reservatórios escavados de água para irrigação, áreas de expansão do CEXP, estufas de plântulas e tanques piscícolas na vila de Lionde.