O ISPG

O Instituto Superior Politécnico de Gaza é uma pessoa colectiva de direito público, dotada de personalidade jurídica e, goza de autonomia científica, pedagógica, administrativa e disciplinar. É uma instituição de âmbito nacional, com sua sede no Posto Administrativo de Lionde, distrito de Chókwe, província de Gaza. Foi criado ao abrigo do decreto nº 30/2005 de 23 de Agosto, do Conselho de Ministros.

O ISPG actua em três áreas principais, nomeadamente: Ensino, Investigação e Extensão e Incubação de empresas.

Facudade de Agricultura e de Economia e Gestão

As faculdades tem a missão de promover as ciências agrárias com  vista a estimular o desenvolvimento sócio-económico das comunidades Moçambicanas através de actividades de investigação, extensão e de prestação de serviços. Os cursos no ISPG tem como objectivo promover as ciências agrárias com  vista a estimular o desenvolvimento sócio-económico das comunidades Moçambicanas através de actividades de investigação, extensão e de prestação de serviços ramo das ciências agrárias, sociais e económicas.

Centros de Investigação Científica e de Incubação

Através dos CIE e CRTT, o ISPG tem levado a cabo actividade de incubação de empresas e actividades de extênsão juntos às comunidades locais.

Os Centros de Investigação Científica e de Incubação de Empresas são unidades orgânicas que se dedicam à pesquisa, desenvolvimento de experiências e integração das actividades produtivas garantindo a qualidade de investigação bem como orientar e promover o relacionamento dos mesmos com organismos ou entidades nacionais e internacionais.

 Laboratório Multifuncional

O ISPG possui um laboratório multifuncional para investigação em matérias de ciências agrárias (protecção vegetal, fisiologia e anatomia animal, fisiologia vegetal, botânica, física do solo e água e diversos equipamentos de levantamento de amostras no campo) e um laboratório de processamento de alimentos. Conta igualmente com um Campo de Experimentação e Práticas (CEXP) que encontra-se no recinto do Campus Politécnico de Lionde e está à disposição dos estudantes para a realização de ensaios e de aulas práticas.

Delegação da ESUDER de Vilanculo visita o ISPG

O Director Geral do Instituto Superior Politécnico de Gaza, o Prof. Doutor Mário Tauzene Afonso Matangue recebeu hoje, 04 de Junho, no seu Gabinete, uma delegação da Escola Superior de Desenvolvimento Rural de Vilanculo – ESUDER, com o objectivo de efectuar uma visita oficial de trabalho e de troca de experiência em matérias de Produção Agrícola e Animal.

A delegação de ESUDER, dirigida pelo respectivo Director, Prof. Doutor Bartolomeu Felix Tangune, após visitar o Laboratório Multifuncional e o Campo Experimental onde se realizam os trabalhos de produção animal, vegetal e de extensão, apreciou positivamente os trabalhos que tem vindo a serem levados a cabo, tendo ficado impressionado com a experiência do ISPG nessas áreas bem como na lecionação e na elaboração e gestão de projectos de financiamento e de investigação.

As duas instituições manifestaram interesse na cooperação mútua em matérias de elaboração e gestão de projectos, produção animal e agrícola, na partilha e aquisição de consumíveis laboratoriais, no registo de patentes e propriedade intelectual para elevar e valorizar o conhecimento e a produção científica.

Outra área que mereceu atenção das duas instituições de ensino superior é a da automação agrícola que prevê o uso de sensores para controlar e automatizar os processos agrícolas por forma a suprir o défice de funcionários bem como garantir a eficácia dos mesmos.

Foi destacada igualmente a necessidade de existir um intercâmbio de docentes e de estudantes entre as duas instituições em matérias de lecionação, pesquisa e estágios práticos para cobrir possíveis exigências nas suas missões, nomeadamente, ensino, pesquisa e extensão, aliais, o ISPG tem vindo a promover este tipo de intercâmbio com algumas universidades como Espanha e Holanda. O intercâmbio académico irá preencher certas lacunas, de docentes especializados por exemplo, em determinadas áreas do saber científico e na lecionação de aulas.

A definição de linhas de pesquisa entre as duas instituições bem com a possibilidade de mobilidade de docentes e de estudantes no âmbito da política de internacionalização das duas instituições de ensino mereceu atenção especial por parte dos dois dirigentes. Contudo, esta matéria ficou como pontos de agenda para os próximos encontros.

Para a concretização e operacionalização dos interesses manifestados durante a visita, será elaborado um plano concreto que servirá de instrumento de cooperação ou memorando de entendimento entre as duas instituições.

Assinar o Newsletter

Contacto

Campus Politécnico - Posto Administrativo de Lionde, Cidade de Chókwè.

Telemóvel: +258 82 304 7056

email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Website: www.ispg.ac.mz

Siga-nos Online