I Seminário Académico de 2020

I Seminário Académico de 2020

ISPG realiza primeiro Seminário Académico de 2020

Com o lema “planificar, gerir e avaliar o processo de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento de competências num ensino politécnico de qualidade,” decorreu de 10 a 14 de Fevereiro o primeiro Seminário Académico que teve lugar no campus do ISPG. O seminário tinha como objectivo capacitar o corpo docente em matéria de preparação e gestão da aula, tendo em conta os pressupostos do ensino politécnico e processos de construção de conhecimentos e desenvolvimento de competências do estudante no Ensino Superior.

Participaram no evento cerca de 60 docentes das duas Divisões, contou com a presença de facilitadores externos nomeadamente, o Prof. Doutor Jefy Mukora do Conselho Nacional de Avaliação e Qualidade (CNAQ), o Doutor Danilo Parbato do Fundo Nacional de Investimento (FNI) e o Eng. Amândio da Costa do Instituto Superior Dom Bosco (ISDB).

Segundo o Director Geral Adjunto para Área Académica do ISPG, Prof. Doutor Carlos Balate, os seminários são relevantes porque através deles os docentes são capacitados para contribuir na busca constante da qualidade de ensino, dai que é uma prática que não se deve abandonar.

“Neste seminário fomos munidos de matérias que nos deixaram com uma visão ampla sobre, a metodologia de ensino nos politécnicos, as técnicas de elaboração de projecto, as práticas pedagógicas, o papel do docente no processo de ensino, as etapas de desenvolvimento da aula prática, a melhor forma de ensino por investigação e sobre aspectos organizacionais para o início do ano Lectivo,’’ disse Balate.

Para os docentes, o seminário académico foi bastante produtivo na medida em que houve muita troca de experiência, o que irá contribuir para o melhoramento da qualidade pedagógica.

Referenciar que durante o seminário, foi ministrada a capacitação no uso do Sistema de Gestão Académica e-SURA, uma ferramenta que vai flexibilizar a gestão das avaliações, pautas e finanças (pagamento de propinas online).

 


Print   Email

Artigos relacionados