Estudo de mercado sobre a cadeia de valor na comercialização de peixes de Tilápia nilótica

Estudo de mercado sobre a cadeia de valor na comercialização de peixes de Tilápia nilótica

Hits: 1658

Buscando responder aos desafios impostos ao projecto de Piscicultura Integrada do Local Histórico de Chilembene relativamente á disponibilização de proteína animal para o consumo humano, o Instituto Superior Politécnico de Gaza, com assistência da FAO, em parceria com a FDC capacitou 12 estudantes dos cursos de licenciatura em Engenharia de Aquacultura, Economia Agrária, Contabilidade e Auditoria com duração de 16 horas.


A formação foi conduzida pelos docentes do ISPG, nomeadamente dr. Armando Mapule, Miguel Hórcio Chele com a supervisão de Eng. Orbino Alberto Guambe
A capacitação visava estabelecer bases para estudo de mercado sobre a cadeia de valor na comercialização de peixes de Tilápia nilótica, nas comunidades locais de Chilembene, Hókwè, Massavasse, Chókwè, Macarretane, Mapapa, Chiguidela, assim como mercados das Cidades de Maputo, Matola, Boane, Xai-Xai, Majancaze, Bilene e Chibuto como pontos chaves. Nesta capacitação os estudantes estiveram envolvidos em actividades práticas sobre a estrutura da pesquisa de mercado: definição do público-alvo e objetivos da pesquisa; definição da colecta dos dados; definição do método de pesquisa de dados primários; definição da amostra; elaboração dos instrumentos de pesquisa; aplicação da pesquisa; tabulação dos dados; elaboração do relatório final e; tomada de decisão.

Princípios e objectivos do projecto
Com o presente projecto de estudo de viabilidade pretende-se fazer uma pesquisa do mercado visando conhecer, analisar e quantificar as oportunidades de venda, colocação no mercado, organização das vendas, vias de distribuição e assim como os canais de comunicação para produtos do Projecto de Piscicultura Integrado de local historico de Chilembene.
A pesquisa de mercado a desenvolver constituirá uma ferramenta fundamental para que se trilhe o caminho correcto para a tomada de decisão, dado que, visa a colecta de dados sobre o ambiente em que o Projecto de Piscicultura Integrada de Chilembene está inserido, seguido de uma interpretação desses dados para a necessidade de produção e do cliente, tendo como foco em entender o mercado analisando clientes, concorrentes, fornecedores e parceiros de projecto. No final os participantes manifestaram comprometimento e interesse em transformar os conhecimentos teóricos na prática, visando o alcance dos objectivos para além do seu comprometimento em transformar este estudo como parte de conclusão de curso desenvolvendo as suas monografias.

Lionde, 02 de Julho de 2021