VI Semana Académica do ISPG

A Semana Académica, realizada anualmente no ISPG proporciona interação entre pesquisadores, docentes, estudantes e corpo técnico administrativo.
A 6a edição deste evento realiza-se de 12 a 16 de Julho de 2021 sob o lema “inovação e tecnologia, os dispositivos para o desenvolvimento sustentável”, decorrerá de forma semi-presencial e contará com actividades paralelas, entre as quais a oferta de mini cursos conforme a descrição que segue.
 
Aos interessados poderão inscrever-se através do preenchimento do formulário disponível em A Semana Académica, realizada anualmente no ISPG proporciona interação entre pesquisadores, docentes, estudantes e corpo técnico administrativo. A 6a edição deste evento realiza-se de 12 a 16 de Julho de 2021 sob o lema “inovação e tecnologia, os dispositivos para o desenvolvimento sustentável”, decorrerá de forma semi-presencial e contará com actividades paralelas, entre as quais a oferta de mini cursos conforme a descrição que segue.
Aos interessados poderão inscrever-se através do preenchimento do formulário disponível em https://forms.gle/9aswuMbM4C1zt5p27


Links de acesso ao evento

Image
Análise de Variância no R
ANOVA é um procedimento usado para comparar a distribuição de três ou mais grupos em amostras independentes.  O objectivos é realizar testes estatístico para verificar se há diferença entre distribuição de uma medida entre três ou mais grupos.  Para determinar se existe diferença entre as médias, utiliza-se o teste hipótese, no qual temos duas possibilidades: a Hipótese nula Hipótese alternativa.
Image
Identificação de gramíneas e Plantas lenhosas
A dendrologia é o ramo da botânica que estuda as plantas lenhosas (árvores, arbustos e lianas) e as suas madeiras, bem como suas classificações taxonômicas. Centra-se sobretudo sobre as espécies com importância económica, classificando-as sob o ponto de vista sistemático e fitogeográfico e do crescimento do tronco e da produção madeireira.
Image
Técnicas Simples de Preservação da Madeira

A preservação da madeira tem como objetivo aumentar a resistência das peças de madeira, prolongando sua vida útil os contra organismos xilófagos e intempéries. Para que ocorra esta proteção são utilizados certos procedimentos e tratamentos preservativos.

Image
Produção de mudas via propagação vegetativa
A propagação vegetativa consiste em multiplicar assexuadamente partes de plantas (células, tecidos, órgãos ou propágulos), originando indivíduos geralmente idênticos à planta-mãe.
Image
Organização contabilística pequenos negócios

A contabilidade é, na prática, a ciência da riqueza. Para os teóricos importantes dessa área de conhecimento, é uma ciência ou serviço social que estuda e coloca em prática funções de registro e controle relativas a atos e fatos da Economia e da Administração. 

Image
Plano de Negócios

É o instrumento ideal para traçar um retrato do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor. É por meio dele que você terá informações detalhadas do seu ramo, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua ideia e da gestão da empresa. 

Image
Compliance (Conformidade) governação no sector público

A palavra “compliance” tem origem no termo em inglês “to comply with”, que, em livre tradução para o português, significa de acordo com, em conformidade.
É um conjunto de procedimentos elaborados para que órgãos e entidades tenham uma gestão transparente e eficiente.

Image
Introdução ao AutoCad Civil3D
AutoCAD Civil 3D é um software da Autodesk que oferece todo o suporte necessário para que o conceito de BIM seja aplicado para diversos tipos de projetos de infraestrutura civil. O Civil 3D possui as mesmas funções do AutoCAD 2D/3D e uma interface muito parecida. 
Image
Curso básico de adubação e Compostagem

Compostagem é o conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos por heterotroficos e aeróbios, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em subistancias humidas e nutrientes minerais formando assim um solo humífero.

Image
Produção de mudas
É uma técnica complementar na agricultura orgânica e convencional, realizada como forma de obter maior produtividade no primeiro período de crescimento das plantas. Para os produtores de grandes áreas e para aqueles que possuem uma plantação orgânica, o sistema de mudas é essencial para diminuir desperdício de sementes e o desgaste do solo.
Image
Curso básico de produção de alvinos

produtor de alevinos dedica-se à reprodução, larvicultura, criação e comercialização de alevinos (após passarem por treinamento alimentar). Este último tem o objetivo de fazer com que os alevinos se alimentem com ração farelada balanceada (conforme a espécie). Ela tem sido classificada em extensiva, semi-intensiva, intensiva e superintensiva.

Image
Processamento de frutas nativas
As frutas e hortaliças in natura são altamente perecíveis e vários são os problemas relacionados à sua conservação, que vêm desde o momento em que são colhidas, quando se dá início a uma série de processos que influenciam na qualidade do produto e nas suas consequentes perdas até o consumidor.
Image
Maneio de Poedeiras

A falta ou deficiência de nutrientes pode afetar negativamente a produção de ovos e impactar a produtividade de uma galinha poedeira. Por isso, a nutrição é tão importante para manutenção de bons índices produtivos.

Image
Noções básicas em criação de suínos

A suinocultura ou suinicultura é o ramo da Zootecnia que se dedica à criação racional de suínos. Num sistema intensivo, os animais são mantidos em confinamento, e recebem ração balanceada, práticas sanitárias e instalações apropriadas.

Image
Tele-detecção

Técnica que nos permite obter informação sobre um objecto ou fenómeno pela análise de dados recolhidos por um dispositivo que não está em contacto com o objecto ou fenómeno.

Image
Produção de Briquetes

No semiárido, há uma pressão sobre a vegetação nativa devido a demanda energética local que estimula a busca de alternativas energética, principalmente voltada para população de baixa renda

Image
Introdução ao modelo de gestão de águas fluviais

Em hidrologia, balanço hídrico é o resultado da quantidade de água que entra e sai de uma certa porção do solo em um determinado intervalo de tempo. Os objetivos do curso consistem em apresentar uma visão integrada da gestão das águas pluviais.

Image
Rega e drenagem

O objectivo da rega em espaços verdes é o fornecimento eficiente de água para garantir que a vegetação se mantenha viva e em bom estado de conservação,.Para se atingir os objectivos acima mencionados a água tem de ser fornecida em quantidade necessária e distribuída o mais uniformemente possível.

Image
Curso básico de construção de pontes e estradas

O Técnico em Construção Civil é um profissional que interfere na obra de construção. Isso engloba a confecção de obras como casas, edifícios, lajes, pontes, barragens, estradas e  assentamento das camadas de pavimentação, aeroportos e outras infraestruturas, desde a sua concepção e planeamento em gabinete, até à sua concretização física no estaleiro.

Image
Curso básico de construção de barragens de terra

A construção de pequenas barragens podem ser feitas visando atender a diversas situações, como: permitir o abastecimento uniforme de água para as comunidades; armazenar água para irrigação dos cultivos agrícolas; dessedentação de animais; criação de peixes. Porém, para realizar a construção de uma barragem, o produtor deve seguir critérios técnicos e a legislação ambiental vigente.

Image
Tecnologias de canalização

A canalização é constituída por toda a rede de canos e tubos de uma habitação. Esta inclui a Rede de Água, a Rede de Esgotos e a Rede de Gás. O sistema de canalização desempenha um importante papel numa casa ou empresa podendo representar um avultado prejuízo e transtorno caso não esteja nas condições adequadas.

Image
Construção de fossas sépticas

Consistem em um sistema de tratamento de esgoto sanitário utilizado em domicílios e indústrias, atuando química e fisicamente nos dejetos.

Análise da Sustentabilidade de Agroecossistemas Tradicionais na Amazônia no Sudoeste Paraense

Objetivo

Capacitação agricultores (as), estudantes, população urbana, técnicos e profissionais de diferentes áreas do saber na análise da sustentabilidade de Agroecossistemas Tradicionais utilizando indicadores de declividade, qualidade da atividade da biomassa microbiana, matéria orgânica e propriedades físicas do solo.

Metodologia

Curso com carga horária total de 4 horas: Sendo 2 horas para apresentação teórica e 2 para aplicação de exemplo prático desenvolvido em campo pelos discentes do Curso de Agroecologia do Instituto Federal do Pará Campus Itaituba conduzido em ambientes de produção e de vegetação natural da Amazônia no Sudoeste Paraense. Foram utilizadas tecnologias sociais para análise dos indicadores na atividade de campo.

Público Alvo

Agricultores (as), discentes, população geral técnicos e profissionais de diferentes áreas que tenham interesse na temática agricultura tradicional sustentável.

Responsável: Professor D.Sc. Isaias da Silva Pereira