COVID-19: Moçambique declara Estado de Emergência de Nível 3

COVID-19: Moçambique declara Estado de Emergência de Nível 3

O presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, declarou, na noite desta segunda-feira, Estado de Emergência,

medida mais restritiva que visa mitigar a propagação da pandemia do Covid-19 no país, que já regista 8 casos positivos.

O estado de emergência entra em vigor no dia 1 de Abril e termina a 30 do mesmo mês, período durante o qual estabelecimentos de diversão devem estar fechados e as actividades desportivas, culturais e religiosas suspensas.

Falando à nação, o chefe de estado exortou a população a cumprir as medidas determinadas pelas autoridades, a manter-se calma e a seguir a informação divulgada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde.

A declaração prevê ainda "submeter a quarentena obrigatória todas as pessoas que tenham viajado recentemente para fora do país ou tenham tido contacto com casos confirmados" de infecção.

Entre as medidas anunciadas pelo Presidente moçambicano estão ainda: fiscalizar preços de bens essenciais e de prevenção da pandemia, reorientar o sector industrial para a produção de consumíveis necessários à prevenção da pandemia, introduzir a rotatividade no trabalho (ou outras formas de organização) e garantir a adopção de acções de prevenção em todos as instituições, públicas ou privadas.

As medidas do estado de emergência foram tomadas com base num relatório da comissão científica criada em Moçambique para acompanhar a pandemia.

A comissão apontou os mercados e transportes públicos de passageiros como factores de aumento do risco de propagação comunitária no país.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o novo corona vírus, responsável pela pandemia da COVID-19, já infectou mais de 727 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 35 mil. Dos casos de infecção, pelo menos 142.300 são considerados curados.

Ver a declaração completa em: https://www.youtube.com/watch?v=eEcSoe-XI1U


Print   Email

Artigos relacionados