O ISPG

O Instituto Superior Politécnico de Gaza é uma pessoa colectiva de direito público, dotada de personalidade jurídica e, goza de autonomia científica, pedagógica, administrativa e disciplinar. É uma instituição de âmbito nacional, com sua sede no Posto Administrativo de Lionde, distrito de Chókwe, província de Gaza. Foi criado ao abrigo do decreto nº 30/2005 de 23 de Agosto, do Conselho de Ministros.

O ISPG actua em três áreas principais, nomeadamente: Ensino, Investigação e Extensão e Incubação de empresas.

Facudade de Agricultura e de Economia e Gestão

As faculdades tem a missão de promover as ciências agrárias com  vista a estimular o desenvolvimento sócio-económico das comunidades Moçambicanas através de actividades de investigação, extensão e de prestação de serviços. Os cursos no ISPG tem como objectivo promover as ciências agrárias com  vista a estimular o desenvolvimento sócio-económico das comunidades Moçambicanas através de actividades de investigação, extensão e de prestação de serviços ramo das ciências agrárias, sociais e económicas.

Centros de Investigação Científica e de Incubação

Através dos CIE e CRTT, o ISPG tem levado a cabo actividade de incubação de empresas e actividades de extênsão juntos às comunidades locais.

Os Centros de Investigação Científica e de Incubação de Empresas são unidades orgânicas que se dedicam à pesquisa, desenvolvimento de experiências e integração das actividades produtivas garantindo a qualidade de investigação bem como orientar e promover o relacionamento dos mesmos com organismos ou entidades nacionais e internacionais.

 Laboratório Multifuncional

O ISPG possui um laboratório multifuncional para investigação em matérias de ciências agrárias (protecção vegetal, fisiologia e anatomia animal, fisiologia vegetal, botânica, física do solo e água e diversos equipamentos de levantamento de amostras no campo) e um laboratório de processamento de alimentos. Conta igualmente com um Campo de Experimentação e Práticas (CEXP) que encontra-se no recinto do Campus Politécnico de Lionde e está à disposição dos estudantes para a realização de ensaios e de aulas práticas.

COVID-19: Moçambique declara Estado de Emergência de Nível 3

O presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, declarou, na noite desta segunda-feira, Estado de Emergência, medida mais restritiva que visa mitigar a propagação da pandemia do Covid-19 no país, que já regista 8 casos positivos.

O estado de emergência entra em vigor no dia 1 de Abril e termina a 30 do mesmo mês, período durante o qual estabelecimentos de diversão devem estar fechados e as actividades desportivas, culturais e religiosas suspensas.

Falando à nação, o chefe de estado exortou a população a cumprir as medidas determinadas pelas autoridades, a manter-se calma e a seguir a informação divulgada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde.

A declaração prevê ainda "submeter a quarentena obrigatória todas as pessoas que tenham viajado recentemente para fora do país ou tenham tido contacto com casos confirmados" de infecção.

Entre as medidas anunciadas pelo Presidente moçambicano estão ainda: fiscalizar preços de bens essenciais e de prevenção da pandemia, reorientar o sector industrial para a produção de consumíveis necessários à prevenção da pandemia, introduzir a rotatividade no trabalho (ou outras formas de organização) e garantir a adopção de acções de prevenção em todos as instituições, públicas ou privadas.

As medidas do estado de emergência foram tomadas com base num relatório da comissão científica criada em Moçambique para acompanhar a pandemia.

A comissão apontou os mercados e transportes públicos de passageiros como factores de aumento do risco de propagação comunitária no país.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o novo corona vírus, responsável pela pandemia da COVID-19, já infectou mais de 727 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 35 mil. Dos casos de infecção, pelo menos 142.300 são considerados curados.

Ver informe completo em: https://www.youtube.com/watch?v=eEcSoe-XI1U

Assinar o Newsletter

Contacto

Campus Politécnico - Posto Administrativo de Lionde, Cidade de Chókwè.

Telemóvel: +258 82 304 7056

email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Website: www.ispg.ac.mz

Siga-nos Online