O ISPG

O Instituto Superior Politécnico de Gaza é uma pessoa colectiva de direito público, dotada de personalidade jurídica e, goza de autonomia científica, pedagógica, administrativa e disciplinar. É uma instituição de âmbito nacional, com sua sede no Posto Administrativo de Lionde, distrito de Chókwe, província de Gaza. Foi criado ao abrigo do decreto nº 30/2005 de 23 de Agosto, do Conselho de Ministros.

O ISPG actua em três áreas principais, nomeadamente: Ensino, Investigação e Extensão e Incubação de empresas.

Facudade de Agricultura e de Economia e Gestão

As faculdades tem a missão de promover as ciências agrárias com  vista a estimular o desenvolvimento sócio-económico das comunidades Moçambicanas através de actividades de investigação, extensão e de prestação de serviços. Os cursos no ISPG tem como objectivo promover as ciências agrárias com  vista a estimular o desenvolvimento sócio-económico das comunidades Moçambicanas através de actividades de investigação, extensão e de prestação de serviços ramo das ciências agrárias, sociais e económicas.

Centros de Investigação Científica e de Incubação

Através dos CIE e CRTT, o ISPG tem levado a cabo actividade de incubação de empresas e actividades de extênsão juntos às comunidades locais.

Os Centros de Investigação Científica e de Incubação de Empresas são unidades orgânicas que se dedicam à pesquisa, desenvolvimento de experiências e integração das actividades produtivas garantindo a qualidade de investigação bem como orientar e promover o relacionamento dos mesmos com organismos ou entidades nacionais e internacionais.

 Laboratório Multifuncional

O ISPG possui um laboratório multifuncional para investigação em matérias de ciências agrárias (protecção vegetal, fisiologia e anatomia animal, fisiologia vegetal, botânica, física do solo e água e diversos equipamentos de levantamento de amostras no campo) e um laboratório de processamento de alimentos. Conta igualmente com um Campo de Experimentação e Práticas (CEXP) que encontra-se no recinto do Campus Politécnico de Lionde e está à disposição dos estudantes para a realização de ensaios e de aulas práticas.

COVID-19: Moçambique regista primeiro caso da doença

Trata-se de um cidadão moçambicano, com mais de 75 anos, que recentemente esteve no Reino Unido. Anúncio foi feito há pouco pelo ministro da Saúde, Armindo Tiago, em Maputo.

O ministro da Saúde de Moçambique, Armindo Tiago, anunciou este domingo (22.03) o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus no país confirmado pelas autoridades.

Trata-se de "um moçambicano, com mais de 75 anos, que voltou de uma viagem ao Reino Unidos em meados deste mês", referiu, em conferência de imprensa, em Maputo.

"Trata-se de um caso importado", realçou.

A infeção foi confirmada no laboratório do Instituto Nacional de Saúde (INS) nas últimas 24 horas.

O doente tem sintomas ligeiros, está em isolamento domiciliário e sob acompanhamento clínico pelas autoridades de saúde do país, realçou o ministro.

"Como mandam as regras da Organização Mundial de Saúde (OMS), decorre um rastreio de contatos" mantidos pelo portador do vírus, para "monitorização e avaliação de eventuais cadeias de transmissão do vírus".

Até este domingo (22.03), único caso confirmado de covid-19 relacionado a Moçambique era o do médico moçambicano residente em Espanha e que se encontra em tratamento nos hospital do país europeu.

Assinar o Newsletter

Contacto

Campus Politécnico - Posto Administrativo de Lionde, Cidade de Chókwè.

Telemóvel: +258 82 304 7056

email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Website: www.ispg.ac.mz

Siga-nos Online