O ISPG

O Instituto Superior Politécnico de Gaza é uma pessoa colectiva de direito público, dotada de personalidade jurídica e, goza de autonomia científica, pedagógica, administrativa e disciplinar. É uma instituição de âmbito nacional, com sua sede no Posto Administrativo de Lionde, distrito de Chókwe, província de Gaza. Foi criado ao abrigo do decreto nº 30/2005 de 23 de Agosto, do Conselho de Ministros.

O ISPG actua em três áreas principais, nomeadamente: Ensino, Investigação e Extensão e Incubação de empresas.

Facudade de Agricultura e de Economia e Gestão

As faculdades tem a missão de promover as ciências agrárias com  vista a estimular o desenvolvimento sócio-económico das comunidades Moçambicanas através de actividades de investigação, extensão e de prestação de serviços. Os cursos no ISPG tem como objectivo promover as ciências agrárias com  vista a estimular o desenvolvimento sócio-económico das comunidades Moçambicanas através de actividades de investigação, extensão e de prestação de serviços ramo das ciências agrárias, sociais e económicas.

Centros de Investigação Científica e de Incubação

Através dos CIE e CRTT, o ISPG tem levado a cabo actividade de incubação de empresas e actividades de extênsão juntos às comunidades locais.

Os Centros de Investigação Científica e de Incubação de Empresas são unidades orgânicas que se dedicam à pesquisa, desenvolvimento de experiências e integração das actividades produtivas garantindo a qualidade de investigação bem como orientar e promover o relacionamento dos mesmos com organismos ou entidades nacionais e internacionais.

 Laboratório Multifuncional

O ISPG possui um laboratório multifuncional para investigação em matérias de ciências agrárias (protecção vegetal, fisiologia e anatomia animal, fisiologia vegetal, botânica, física do solo e água e diversos equipamentos de levantamento de amostras no campo) e um laboratório de processamento de alimentos. Conta igualmente com um Campo de Experimentação e Práticas (CEXP) que encontra-se no recinto do Campus Politécnico de Lionde e está à disposição dos estudantes para a realização de ensaios e de aulas práticas.

Curso de Engenharia Hidráulica no dia Mundial de Água

O Curso de Engenharia Hidráulica Agrícola e Água Rural (EHAAR) está a organiza um Workshop académico em três paineis temáticos para o Dia Mundial da Água que anualmente celebra-se a 22 de Março. Para o presente ano, o evento será realizado na última semana de Março com o lema “Água e mundanças climáticas” e visa

criar debate de  reflexão a comunidade Politécnica sobre a necessidade de uso eficiente  e sustentável dos recursos hídricos para melhor adaptacão ‘as mudanças climáticas, não deixando ninguém para trás, incluindo os grupos marginalizados. Além da exposição dos GIGANTES DE HIDRÁULICAS será apresentado o resultado da tecnologia de acesso de água em sand rivers, desenvolvida pelo curso, como estratégia alternativa para a problemática de disponibilidade de água nas regiões (semi)áridas no contexto de mudanças climáticas. Do outro lado conta-se com a presença da primeira Engenheira Hidráulica do ISPG que irá partilhar a sua experiência profissional com os estudantes e a comunidade politécnica.

Para mais informação: Twitter: https://twitter.com/Hidraulica_e

Twitter do evento aguaISPG2020#

Assinar o Newsletter

Contacto

Campus Politécnico - Posto Administrativo de Lionde, Cidade de Chókwè.

Telemóvel: +258 82 304 7056

email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Website: www.ispg.ac.mz

Siga-nos Online