O ISPG

O Instituto Superior Politécnico de Gaza é uma pessoa colectiva de direito público, dotada de personalidade jurídica e, goza de autonomia científica, pedagógica, administrativa e disciplinar. É uma instituição de âmbito nacional, com sua sede no Posto Administrativo de Lionde, distrito de Chókwe, província de Gaza. Foi criado ao abrigo do decreto nº 30/2005 de 23 de Agosto, do Conselho de Ministros.

O ISPG actua em três áreas principais, nomeadamente: Ensino, Investigação e Extensão e Incubação de empresas.

Facudade de Agricultura e de Economia e Gestão

As faculdades tem a missão de promover as ciências agrárias com  vista a estimular o desenvolvimento sócio-económico das comunidades Moçambicanas através de actividades de investigação, extensão e de prestação de serviços. Os cursos no ISPG tem como objectivo promover as ciências agrárias com  vista a estimular o desenvolvimento sócio-económico das comunidades Moçambicanas através de actividades de investigação, extensão e de prestação de serviços ramo das ciências agrárias, sociais e económicas.

Centros de Investigação Científica e de Incubação

Através dos CIE e CRTT, o ISPG tem levado a cabo actividade de incubação de empresas e actividades de extênsão juntos às comunidades locais.

Os Centros de Investigação Científica e de Incubação de Empresas são unidades orgânicas que se dedicam à pesquisa, desenvolvimento de experiências e integração das actividades produtivas garantindo a qualidade de investigação bem como orientar e promover o relacionamento dos mesmos com organismos ou entidades nacionais e internacionais.

 Laboratório Multifuncional

O ISPG possui um laboratório multifuncional para investigação em matérias de ciências agrárias (protecção vegetal, fisiologia e anatomia animal, fisiologia vegetal, botânica, física do solo e água e diversos equipamentos de levantamento de amostras no campo) e um laboratório de processamento de alimentos. Conta igualmente com um Campo de Experimentação e Práticas (CEXP) que encontra-se no recinto do Campus Politécnico de Lionde e está à disposição dos estudantes para a realização de ensaios e de aulas práticas.

Primeiro Seminário Académico de 2020

Com o lema “planificar, gerir e avaliar o processo de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento de competências num ensino politécnico de qualidade,” decorreu de 10 a 14 de Fevereiro o primeiro Seminário Académico que teve lugar no campus do ISPG.

O seminário tinha como objectivo capacitar o corpo docente em matéria de preparação e gestão da aula, tendo em conta os pressupostos do ensino politécnico e processos de construção de conhecimentos e desenvolvimento de competências do estudante no Ensino Superior. Participaram no evento cerca de 60 docentes das duas Divisões, contou com a presença de facilitadores externos nomeadamente, o Prof. Doutor Jefy Mukora do Conselho Nacional de Avaliação e Qualidade (CNAQ), o Doutor Danilo Parbato do Fundo Nacional de Investimento (FNI) e o Eng. Amândio da Costa do Instituto Superior Dom Bosco (ISDB). Segundo o Director Geral Adjunto para Área Académica do ISPG, Prof. Doutor Carlos Balate, os seminários são relevantes porque através deles os docentes são capacitados para contribuir na busca constante da qualidade de ensino, dai que é uma prática que não se deve abandonar. “Neste seminário fomos munidos de matérias que nos deixaram com uma visão ampla sobre, a metodologia de ensino nos politécnicos, as técnicas de elaboração de projecto, as práticas pedagógicas, o papel do docente no processo de ensino, as etapas de desenvolvimento da aula prática, a melhor forma de ensino por investigação e sobre aspectos organizacionais para o início do ano Lectivo,’’ disse Balate. Para os docentes, o seminário académico foi bastante produtivo na medida em que houve muita troca de experiência, o que irá contribuir para o melhoramento da qualidade pedagógica. Referenciar que durante o seminário, foi ministrada a capacitação no uso do Sistema de Gestão Académica e-SURA, uma ferramenta que vai flexibilizar a gestão das avaliações, pautas e finanças (pagamento de propinas online).

Assinar o Newsletter

Contacto

Campus Politécnico - Posto Administrativo de Lionde, Cidade de Chókwè.

Telemóvel: +258 82 304 7056

email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Website: www.ispg.ac.mz

Siga-nos Online